Início > Informes > Rede Musica Bahia presente no Big Bands

Rede Musica Bahia presente no Big Bands

Festival Bigbands

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Bigbands promove em Salvador uma mostra da nova música produzida no Brasil, com a proposta fundamental de fomentar a cena cultural independente da capital baiana, em especial da área do Pelourinho. Entre os dias 23 e 25 de outubro, o evento apresenta uma extensa grade de atrações locais e vindas de outros estados brasileiros em shows e palestras, fortalecendo o intercâmbio destes artistas diversos e de exemplares experiências profissionais no ramo. O acesso à programação do Festival Bigbands é gratuito, mas, em todas as ações, é incentivada a doação de livros, que serão cedidos para o acervo da Biblioteca Zeca de Magalhães, do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA).

Os shows serão realizados na Praça Tereza Batista (Pelourinho), nas tardes de sábado e domingo (24 e 25 de outubro), a partir das 15 horas. Serão 12 apresentações, seis a cada dia. Os artistas locais são Mortícia, Pastel de Miolos, Demoiselle, Estrada Perdida, Nancy Viégas, Yun-Fat, Os Irmãos da Bailarina e Messias, que agitam o cenário e que contribuem para sua respeitada existência. Quatro nomes com trabalhos importantes no mercado nacional também estão na grade: Frank Jorge (RS), Júlia Says (PE), Black Drawing Chalks (GO) e Tom Bloch (RS). Expositores diversos ainda marcam presença no local, com feira de roupas, acessórios, CDs e vinis.

Completando a programação, antes do agitado fim de semana, na sexta-feira (23 de outubro), na Boomerangue (Rio Vermelho), palestras relacionadas ao assunto central tornam ainda mais sólida a iniciativa, a partir das 14 horas: os temas “Rede Música Bahia: organização de redes de trabalho relacionadas à música”, “Produção cultural e formação musical: entrar e permanecer no mercado da música independente” e “Abertura e manutenção de casas noturnas” serão discutidos por profissionais da área (ver no serviço abaixo). No mesmo dia e local, a festa de abertura, com show de O Melda e performance dos DJs baianos Bigbross, Cassicas e Neechee, mais o mineiro Claudão Pilha, marca o início das atividades.

PROGRAMAÇÃO

Festival Bigbands

.:. 23 de outubro (sexta-feira): Palestras e festa de abertura

Local: Boomerangue (Rua da Paciência, 307 – Rio Vermelho. Tel.: 3334-6640)

Ingresso: o acesso às palestras será feito a partir de inscrição através do e-mail festivalbigbands@gmail.com, até o dia 20 de outubro. Sugere-se a doação de um livro de temática infanto-juvenil; quem fizer a doação, receberá convite para a festa de abertura.

1) 14h00: Palestra – Rede Música Bahia: organização de redes de trabalho relacionadas à música

A Rede Música Bahia está sendo formada por entidades cujo objetivo é a sincronização das ações já existentes no mercado da música da Bahia, visando inicialmente o fortalecimento econômico de seis eixos que a compõe: músicos, produtores, selos, casas de shows, festivais e informação.

Palestrantes:

– Emmanuel Mirdad, produtor cultural e jornalista, trabalha na Rádio Educadora FM Bahia e é criador do Prêmio Bahia de Todos os Rocks.

– Eric Taller, fundador e diretor geral da Ginga P., empresa de eventos, distribuição, produção e gestão cultural.

– Jair Guimarães, músico, produtor de eventos e diretor da Cooperarock em Camaçari, responsável pela inclusão da cidade no circuito nordestino de rock independente.

– Vince de Mira, músico, cantor e produtor cultural, vocalista da banda Lampirônicos, idealizador do projeto Zona Mundi, do Terreiro Circular e do selo Maquinário.

2) 16h00: Palestra – Produção cultural e formação musical: entrar e permanecer no mercado da música independente

Mediador:

– Messias Bandeira, produtor do BoomBahia Music Festival, músico, professor da Universidade Federal da Bahia.

Palestrantes:

– Frank Jorge, músico, criador do primeiro curso superior especializado em rock no Rio Grande do Sul, professor universitário.

– Iuri Freiberger, produtor de discos, realizador do Festival Gig Rock (RS), consultor técnico dos principais festivais da ABRAFIN e professor do curso de Produção Fonográfica das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), primeiro curso de formação técnica de produção musical do Nordeste.

– Rex, baterista, integrante da banda Retrofoguetes e da extinta Dead Billies.

3) 18h00: Palestra – Abertura e manutenção de casas noturnas

Mediador:

– Theo Filho, músico e proprietário da casa de eventos Boomerangue.

Palestrantes:

– Cláudio Vieira Rocha, membro-fundador da ABRAFIN, realiza o Festival de Música Instrumental em BH e o Festival Primeiro Campeonato Mineiro de Surf. Dono da Obra, casa noturna mais badalada de Belo Horizonte.

– Rafael Bandeira, membro da ABRAFIN, realiza o Festival Ponto (CE). É proprietário do Hey Rock Bar e membro-fundador da Casas Associadas (associação de casas noturnas de todo o país).

3) 22h00: Festa de Abertura

O Melda (MG) e DJs Bigbross, Claudão Pilha (MG), Cassicas e Neechee.

Para convidados e público presente nas palestras que tenha feito doação de livro.

.:. 24 de outubro (sábado), a partir das 15 horas

Onde: Praça Tereza Batista (Rua Gregório de Matos – Pelourinho)

Ingresso: sugere-se doação de um livro de temática infanto-juvenil

Demoiselle

Pastel de Miolos

Tom Bloch

Messias

Frank Jorge

Nancy Viégas

.:. 25 de outubro (domingo), a partir das 15 horas

Onde: Praça Tereza Batista (Rua Gregório de Matos – Pelourinho)

Ingresso: sugere-se doação de um livro de temática infanto-juvenil

Mortícia

Yun-Fat

Júlia Says

Os Irmãos da Bailarina

Black Drawing Chalks

Estrada Perdida

A censura é livre

Os títulos arrecadados serão doados à Biblioteca Zeca de Magalhães, do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA).

Realização: Quina Cultural

http://festivalbigbands.blogspot.com
http://twitter.com/festbigbands

Anúncios
Categorias:Informes
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: